Cristo Redentor é restaurado

Localizado no Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca, o Cristo Redentor acaba de ser restaurado. Com grande relevância técnica, o trabalho de restauração consistiu tanto para a preservação do ponto turístico carioca quanto para a segurança dos visitantes. As obras foram executadas com a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e realizadas pela Cone Engenharia.

Os dedos polegar, indicador e médio da mão direita e quatro pontos da cabeça receberam a restauração. Tesselas de pedra-sabão danificadas também foram reformadas, assim como a manta catódica, que é de suma importância para a proteção da estrutura de aço do concreto-armado do monumento. Mas a grande novidade é que o Cristo Redentor, a partir de agora, está ainda mais protegido contra as intempéries climáticas: houve um aumento no Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA), com a expansão dos sistemas de aterramento da Gaiola de Faraday, para uma melhor blindagem eletrostática, e com a ampliação dos captores de para-raios, que ganharam nova altura na cabeça do monumento e alcançam até os dedos indicadores do Cristo Redentor, e não mais apenas até os polegares.

As obras começaram no início do ano, após partes do monumento serem danificadas por raios em dezembro de 2013 e janeiro de 2014.  De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Cristo Redentor era atingido, em média, por seis raios a cada ano.

NOVA PLATAFORMA INTERATIVA
Ao posicionar-se em um local determinado, o visitante pode se fotografar por câmeras instaladas na cabeça do Cristo (do alto de seus 38 metros de altura) e colocar a imagem nas próprias redes sociais.

Os interessados em participar da ação serão coordenados por promotores e deverão fornecer seu Instagram, para que as imagens apareçam logo em seguida em suas páginas.

Para poder idealizar a iniciativa, quatro câmeras foram instaladas na cabeça do Cristo, sendo que uma delas vai filmar o local, a outra será acionada com um super zoom para fotografar os participantes da ação e as demais funcionarão 24 horas, uma voltada para a Lagoa Rodrigo de Freitas e a outra para a Baía de Guanabara, mostrando, em tempo real, imagens destes locais a partir da visão do Cristo.

About Portal O Rio

O Portal O Rio é um portal de notícias online e independente. Criado em julho de 2014, o site tem como objetivo informar sobre o que acontece no Rio de Janeiro.

Check Also

Cazuza Pro Dia Nascer Feliz: grátis na Fundição Progresso

Os fãs de Cazuza já podem comemorar! Neste domingo (25), às 17h, o consagrado “Cazuza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.